Quarta-feira, 11 de Julho de 2007

O Sentimento de Si

Cada um de  nós, tem à sua maneira um sentimento de si próprio, que o projecta na relação com os outros, de acordo com uma imagem  edificada  ao longo da nossa existência.

 

Parte desse sentimento desenvolvido, é  baseado  na apreensão do real e do simbólico do pequeno mundo que nos rodeia, logo desde os primeiros tempos da nossa existência.

 Aprendemos a desenvolver afectos e a manifestar as mais variadas emoções,  porque temos a capacidade de saber imitar, característica muito própria de qualquer animal, mas que em relação a nós, se manifesta a um  nível  mais elaborado, envolvendo e cruzando outras formas de raciocínio lógico.

Aquilo que conseguimos  captar dessa imitação, vai-se cimentando  aos poucos na nossa estrutura pensante, e vamo-nos  entrusando numa  complexa teia de relações, num processo gradual de  sociabilização.

 Os sentimentos adquiridos nestas relações,  ganharam ao longo do tempo uma forma mais consistente de expressão. Amadureceram  e deram lugar num processo natural, a uma certa matriz de personalidade, que caracteriza cada um de nós.

 Poderá ser isto um pouco, que ajuda a formar a nossa auto-estima, a gostarmos de nós, ou a não nos aceitarmos como gostariamos ?

Será que a forma como os outros nos amam, nos elogiam, nos aceitam ou não, desde a mais tenra idade, influenciará a  forma de nós  próprios nos vermos?

Talvez não seja isto apenas, mas o sentimento que cada um tem de si próprio, influenciará  certamente, a forma como  interagimos e nos damos aos outros.

 

 

 

 

publicado por luana às 21:41
link | favorito
De Maria a 13 de Julho de 2007 às 16:08
O sentimento que temos de nós é muito influenciado pela imagem que os outros nos projectam, desde pequeninos. A auto-confiança que cada pessoa deve ter, é incutida desde os primeiros anos de vida. Uma pessoa insegura é uma pessoa que talvez não tenha sido amada da melhor forma e isto não implica, necessariamente, falta de amor. Poderá implicar um amor mal canalizado, como a super-protecção!


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.posts recentes

. Trabalhar num TEIP

. Desvario..

. Infância Perdida

. Começa a cansar!...

. Má interpretação dos prof...

. Avaliação dos professore...

. Elogio ao beijo

. Maio

. Mudanças...

. Desejos

.links

.pesquisar

 

.favorito

. Memórias de Infância

. Comsentimentos

.arquivos

. Outubro 2009

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub