Quinta-feira, 5 de Fevereiro de 2009

Infância Perdida

 

 

O Senhor Albino presidenteda CONFAP,  (pais de Portugal com filhos a estudar), apresentou há pouco tempo, ao Ministério da Educação, um novo modelo para reorganização da escola para os alunos do 1º ciclo. O Ministério prometeu apreciar e notou interesse segundo este.

Então  o modelo será assim:

das 7:00 às 9:00, actividades lúdicas. Das 9:00 às 15:30, actividades lectivas. Das 15:30 às 17:30, AECs (Inglês, Educação Física e Música). Das 17:30 às 19:00, aquilo que o senhor Albino chama de actividades de apoio à família.

Quando li isto pela primeira vez, tive necessidade de ler uma segunda e uma terceira vez.

Pensei que não estava em mim, mas depois acalmei,  é mesmo verdade, foi sugerido por este pai.  Não é qualquer pai, imagino que  foi escolhido democraticamente por muitos outros pais, deve ser  uma pessoa bem intencionada na sua missão.
Para neste momento dizer isto,é porque recorreu a livros, a trabalhos publicados, experiências de outros países .. Certamente não usaria fazê-lo, não tendo uma boa base de sustentação.
Deve ter recebido milhares e milhares de cartas dos pais deste país, a pedirem para que ele fizesse alguma coisa, pois ao que parece, cada vez se sentem mais sufocados por as crianças lá irem dormir.
Pouco me apetece dizer sobre isto, é mais uma entre tantas..

 Acho no minimo abusador, alguém ter pensado  tal coisa, e esta coisa ter tido eco na cabeça dos nossos governantes,.Não me parece normal, nem sequer que tenha estatuto de algo verdadeiro..
Por vezes lamento a sorte de ter nascido neste pequeno rectângulo que me sufoca, e faz cada vez mais, sentir menos europeia.
Tenho trabalhado em algumas escolas, que têm parcerias europeias e realmente é outro mundo, com imperfeições como é lógico, mas com outra organização curricular, em que as coisas acontecem naturalmente, com uma calma maior, em que as coisas são construidas de uma necessidade e com a participação de um colectivo de pessoas. em que estão presentes os agentes mais próximos e que também fazem a escola.

Só assim isso se pode traduzir num trabalho mais gratificante e de maior qualidade, em que todos saem a ganhar e assim sendo,isso proporciona um maior bem estar, que leva as pessoas todas a serem mais felizes.
Até mesmo aqui tão perto Espanha, os alunos do 1º ciclo vão para casa à hora de almoço 13h ou 14h não tenho a certeza.
.. Os meus alunos ainda hoje com mais um dia de chuva torrencial aqui no Alentejo, chegaram pela 9h da manhã, alguns já molhados, com lenha molhada para o lume, pois não havia outra, e com algumas mães que sugeriam: "hoje vão ter Educação Física às 17h... mas o meu filho hoje não fica. A última vez abalou daqui pingando,por andarem a fazer os exercícios na lama"..
Esta é a realidade que está distante do senhor Albino, e dos estudos que faz, que lhe permitem ver condições onde não as há, para nada o temer a ter aspirações destas.
Por enquanto espero para ver e as crianças da nossa escola também. A confirmar-se, bem poderão elas fazer um dia um texto começando por......"
Era uma vez um homem que roubou mais um pouco da nossa infância, e...."

 Este projecto a ir para a frente será proporcional à dimensão  da nossa massa crítica e do país que somos.

 

 

sinto-me: abuso, crítica, infância, robo
publicado por luana às 00:58
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Maria a 5 de Fevereiro de 2009 às 23:48
Pois ... eu continuo a achar que há gente que não deveria ter tido filhos! Fazê-los para depois os largar na escola e os professores que os aturem parece-me também uma forma de negligência (no mínimo) que, infelizmente, ainda não é reconhecida pelos tribunais!

Como mãe, não subescrevo esse senhor albino!


De paginadora a 6 de Março de 2009 às 21:38
Pois é!
Há pais que se pudessem os filhos só iam a casa no fim-de-semana ...
Esse senhor Albino merece entrar para o anedotório nacional. Sempre é mais um cromo entre tantos que por cá andam.
Beijinhos



De mar a 29 de Abril de 2009 às 16:20
Um texto delicioso.
O Sr. Albino gosta de dizer coisas!... A realidade é tão outra...


Comentar post

.mais sobre mim

.posts recentes

. Trabalhar num TEIP

. Desvario..

. Infância Perdida

. Começa a cansar!...

. Má interpretação dos prof...

. Avaliação dos professore...

. Elogio ao beijo

. Maio

. Mudanças...

. Desejos

.links

.pesquisar

 

.favorito

. Memórias de Infância

. Comsentimentos

.arquivos

. Outubro 2009

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds