Quarta-feira, 26 de Dezembro de 2007

Pensamentos

 

 

 

Pensar é  próprio do ser humano.

 Interrogamo-nos  perante mil e uma coisa que acontecem ao nosso redor, ao longo da nossa existência.

Pensar é uma capacidade que me parece estar ligada à inteligência humana. Quanto mais  críticos formos, mais revelamos essa capacidade, e mais adequamos o nosso propósito crítico ao objectivo pretendido.

 É através do pensamento e da crítica que alteramos  um conjunto de princípios e ideias concebidas, e as transformamos em mudança.

Só  que, noto cada vez mais, que à medida que evoluímos nesta civilização dita desenvolvida, vamos perdendo essa faculdade, que é tão necessária segundo julgo, à nossa sobrevivência.

Penso que cada vez mais, somos trabalhados para não  pensarmos, para não termos opinião formada sobre nada, apenas devemos obedecer.

De tal forma é, que parece  que quem se apresentar mais crítico, é penalizado nas mais diversas organizações de trabalho por ter a mania de opinar e reflectir em matérias que não deve. Isto acontece desde a mais alta pirâmide hierárquica , à mais baixa.

Apenas uma desconfiança?.. Creio que não.  Digo-o,  baseada na informação que me chega através de meios de comunicação, assim como das vivências do dia a dia de trabalho.

É castrador  de qualquer mudança, numa sociedade desenvolvida, esta ausência de crítica, nos problemas e assuntos que formam a razão de ser duma organização de trabalho seja ela qual for. Quanto mais participarmos no colectivo, mais nos sentimos responsabilizados a agir com rigor,  e qualidade na mudança.

Se tal não acontecer, limitamo-nos a ser seres acéfalos, pequenas máquinas programadas para obedecer, descaracterizados de qualquer marca humana que diferencie o homem de qualquer outro animal.

Acredito neste momento, que caminhamos a passos largos para isso.....

publicado por luana às 01:36
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Maria a 28 de Dezembro de 2007 às 13:45
Eu acho que depende de nós querermos manter essa faculdade!! Mas, naturalmente, que concordo contigo! Ao que parece, a nossa sociedade beneficia quem pouco ou mal pensa e prejudica os seres mais iluminados... há qualquer coisa que não está bem...


Comentar post

.mais sobre mim

.posts recentes

. Trabalhar num TEIP

. Desvario..

. Infância Perdida

. Começa a cansar!...

. Má interpretação dos prof...

. Avaliação dos professore...

. Elogio ao beijo

. Maio

. Mudanças...

. Desejos

.links

.pesquisar

 

.favorito

. Memórias de Infância

. Comsentimentos

.arquivos

. Outubro 2009

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds