Terça-feira, 30 de Outubro de 2007

O colar de contas

Podia ser um colar de pérolas, mesmo pérolas verdadeiras, e assim sendo, certamente valeria muito. Mas este colar de que me apetece falar, não sendo desses, acreditem se quiserem, vale talvez muito mais.

Porquê? Bem, este colar tem efeitos mágicos sobre alunos e professores que o utilizam. Foi descoberto por alguém, não se sabe bem por quem, mas ao que parece, veio revolucionar o mundo da educação, no que concerne especialmente ao ensino da matemática 1º ciclo.

Nenhum professor que se preze de ser bom profissional, deixa de ter e utilizar nas suas aulas o dito objecto: o colar de contas.

Eu já tinha ouvido falar dos milagres que foram operados, quando começou a ser utilizado. Parece que houve um desabrochar   da capacidade de apreensão e compreensão de muitos conceitos matemáticos, principalmente o de número, entre outros.

Parece ser uma experiência até comovente, ver como os alunos reagem a este objecto, que tem tanto de simples como de eficiente. Se juntar-mos a tudo isto o  valor do seu preço, que é relativamente barato, facilmente constatamos, que realmente andamos a dormir mesmo..

Onde estaria toda a comunidade educativa deste país durante todos estes anos que não descobriram tal colar que opera milagres, e derruba qualquer material técnico pedagógico usado até então?

Estou cheia de curiosidade..por conhecer tal colar...

Estou quase a conhecer, e a minha emoção avança à medida que o tempo se aproxima..

Uma coisa que eu já sei, com o novo programa que aí vem, é que os alunos não devem conhecer o algoritmo sem entrarem no terceiro ano de escolaridade, pois eles, parece que só nessa altura sabem por exemplo quanto é..5+2.....e por aí fora, antes parece que não sabem, e eu que pensava que sabiam, não deixo neste momento de sentir, sentimentos de culpa, por tudo aquilo que ensinei e não devia..

Parece que aos poucos se começa a levantar o véu, do verdadeiro fracasso da matemática..

Agora com o colar de contas,  usado de norte a sul do nosso país, muita coisa pode mudar com os nossos alunos, pois eles sabem operar em qualquer frente.

Mais valioso do que qualquer colar de pérolas verdadeiras, só mesmo este colar, que veio trazer a alunos e professores a chave para o sucesso de grande parte da matemática.

Prometo falar do assunto, quando tiver mais dados..

 

publicado por luana às 18:52
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Maria a 31 de Outubro de 2007 às 11:32
Abriu-se a Caixa de Pandora!! Magia em movimento!! Eu acho que o colar de contas deve ser algo de religioso... talvez seja feito da cruz de Cristo!!!


De luana a 31 de Outubro de 2007 às 19:00
Olha que já me passou isso pela cabeça ..


De Brama a 2 de Novembro de 2007 às 00:40
Eu cada vez sei menos o que dizer ... sei que estou a ficar seriamente preocupado, isso sei.

Profª Dra. Luana, o favor de aceitar o desafio que lhe deixei num dos posts atrás ... o post está submetido ao título "161"

Beijos grandes Brama


De Maria a 3 de Novembro de 2007 às 17:23
Tens um desafio para ti no meu blog! Acho que vais gostar!!


Comentar post

.mais sobre mim

.posts recentes

. Trabalhar num TEIP

. Desvario..

. Infância Perdida

. Começa a cansar!...

. Má interpretação dos prof...

. Avaliação dos professore...

. Elogio ao beijo

. Maio

. Mudanças...

. Desejos

.links

.pesquisar

 

.favorito

. Memórias de Infância

. Comsentimentos

.arquivos

. Outubro 2009

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds